Este trabalho foi uma releitura do livro: O Reino das Borboletas Brancas.
As crianças recriaram um novo reino destacando a diversidade e o respeito às diferenças. Ficou maravilhoso!!
ERA UMA VEZ UM REINO MUITO LINDO QUE SÓ PODIA TER FLORES
ROSAS E BRANCAS
AS BORBOLETAS DO REINO TAMBÉM ERAM ROSAS E BRANCAS E SÓ BEIJAVAM AS FLORES ROSAS
E BRANCAS.
AS OUTRAS FLORES TAMBÉM COMEÇARAM A GOSTAR DA FLOR
VERMELHA E DE TODAS A OUTRAS FLORES COLORIDAS E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE E A
FESTA ACABOU!
Texto coletivo produzido pelos alunos do Infantil
II – Professora Rose Vargas
São
Paulo-11/09/2012
Plano
de aula
Tema:
Vencendo as diferenças
Faixa
etária: 5/6 anos ( Educação Infantil)
Duração:
2 dias
Objetivo
geral:
·
Incentivar o respeito ao próximo e a
aceitação das diferenças e todas as suas formas de manifestações.
Objetivos
específicos:
·
Promover entre as crianças atitudes que
favoreçam o respeito as diferenças;
·
Trabalhar em equipe;
·
Perceber a diversidade existente em sala de
aula;
Conteúdo
conceitual:
·
Roda de conversa
Conteúdo
procedimental
·
Leitura do livro: “O Reino das borboletas brancas;”
·
Releitura do livro;
·
Produção de texto coletivo;
Conteúdo
atitudinal
·
Confecção do livro coletivo (trabalho em
grupo)
Desenvolvimento
da proposta:
1º
momento: Começaremos com apresentação do livro “O Reino das
Borboletas brancas”, e as inferências iniciais, para a seguir começar a leitura.
Após a leitura, faremos uma roda de conversa com a problematização do tema e os
registros dos comentários.
2º
momento: Como proposta de atividade, é que a partir dessa
história, a gente possa “inventar” outro reino coletivamente na qual cada
mesinha falará um pedacinho da nova historinha e eu servirei como escriba da
turma. Depois do texto pronto, no dia seguinte faremos a segunda etapa que é a
ilustração, também em grupo.
3º
momento: Após refazer a leitura da história que eles recriaram
feremos a parte de artes visual. A sugestão é que eles façam com dobraduras,
mas eles também poderão utilizar outros materiais.
4º momento: Finalizado
o trabalho, vamos ler a nossa história coletiva e deixar no hall da escola para
exposição.
Recursos:
cartolina, papel lumini paper cores diversas, tesoura, cola, canetinha, lápis
de cor, giz de cera, livro de história.
Avaliação:
Por meio de um trabalho lúdico, feito de forma prazerosa, esperamos que com
essa atividade, desenvolver atitudes positivas em nossas crianças. A avaliação
será feita de maneira contínua durante todo o processo por meio de registros,
fotos e portifólios.
História:
O reino das borboletas brancas
Autora:
Marli Assunção Gomes Pereira
Nas viagens que fiz pelo mundo das fantasias,
visitei um reino muito interessante:
O Reino das Borboletas Brancas!
Lá tudo era branco, e o que não era, ficava
num cantinho esquecido.As grandiosas borboletas só beijavam as flores brancas
que, orgulhosamente, tremulavam à brisa fresca.
Um dia, nasceu no reino uma linda
borboletinha que, por sua candura e mimo, chamou a si a atenção de todos. Até
sua majestade,a rainha, foi vê-la.
A linda borboleta ia crescendo muito
saudável, alva, sempre cercada de brancos mimos. Ao dar seu primeiro passeio,
ela se deslumbrou com o esvoaçar das borboletas sobre as flores, porém apenas
sobre as brancas.
Percebeu a tristeza das outras...
― Oh! Como são lindas, diferentes!
Curiosa, se perguntava:
― Por que as borboletas só beijam as flores
brancas? Porque as coloridas estão plantadas em cantos tão distantes e
reservados? Será que minhas irmãs não percebem a beleza dessas flores?
No caminho de volta, reparou em uma flor
azul.
― Que esplendor! Que pétalas! Que perfume!
Ah! Ela não resistiria. As outras que
beijassem as brancas.
Pousou na flor e nela depositou um terno
beijo. Que surpresa! A flor, que nunca havia sido beijada, ao contato de sua
boquinha, ficou ainda mais bela.
Em sinal de agradecimento, aflor deixou rolar
de suas pétalas uma gotinha ainda mais fresca de orvalho para as asas de sua
gentil admiradora. A gotinha se espalhou e tingiu as asas da borboleta de um
azul muito delicado.
O susto foi geral!
― de onde surgiu essa borboleta azul? Como
entrou aqui? Quem permitiu?
Foi difícil esclarecer. Seus pais
repreenderam-na, mas gostaram da nova cor.
Logo, outras borboletinhas, encantadas com a
cor da amiguinha, seguiram seu exemplo. Começaram a beijar flores amarelas,
rosas, vermelhas. E ganharam também gotinhas de orvalho e se tornaram amarelas,
rosas, vermelhas...
Havia ainda, as que beijavam flores diversas
s se tornavam multicoloridas, de um tom delicado, transparente.
Que alvoroço! O que estava acontecendo?
Precisavam informar as ministras do reino, que, por sua vez, informariam a
rainha.
― Majestade, venha ver! O reino das
borboletas brancas está desaparecendo! Precisamos tomar providências.
A rainha saiu às ruas e, boquiaberta, olhava
suas pequenas súditas num bailado alegre e colorido pelo ar.
Nunca vira nada tão belo!
As ministras esbravejavam e exigiam
providências. A esvoaçante população se dividia. Uns aplaudindo... Outros, sem
saber o que fazer.
As borboletas coloridas caprichavam no
bailado. Alternavam-se, ora azuis, amarelas, rosas, vermelhas, multicores,
fazendo reverências à rainha.
Não me lembro quanto tempo durou o
espetáculo. Mas, quando parti, o reino já não tinha o mesmo nome.
Agora se chamava Reino das Borboletas
Coloridas.
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